Por que  publicamos “ou similar” ao lado dos nomes dos hotéis da sua viagem?

O profissionalismo nesses países, Índia, Nepal, Butão e Tibete, muitas vezes nos surpreende bastante positivamente pela qualidade humana do atendimento, cuidado, detalhes, experiência. Seguramente um dos aspectos da nossa viagem que nos chamará a atenção em algum momento.

 

Mas também há um aspecto dos serviços locais, mesmo com relação a grandes hotéis, de famosas redes internacionais, que não é muito ou nada profissional. Por exemplo, com relação às reservas. Por sabermos bem como funciona, é de nossa responsabilidade, sempre visando sua melhor experiência possível durante a viagem, pontuarmos e alertarmos que problemas com relação às reservas podem sim acontecer. Não é frequente, nem comum, mas acontece. Este é um fato desses países.

 

Em nossos quase 20 anos de trabalho nesses países, por três vezes tivemos problemas. (1) Hotel de rede internacional em uma grande cidade na Índia, na chegada com o grupo não havia reservas. Com nossa experiência  logo descobrimos o que acontecia – congresso de medicina com envolvimento de políticos locais que derrubaram todas reservas para hospedar seus convidados – e resolvemos o problema exatamente por compreendemos bem como essas coisas funcionam nesses países, como resolvem-se problemas desse tipo, junto de toda nossa rede de contatos. (2) Situação semelhante já aconteceu em um pequeno hotel em uma pequena cidade na Índia. Também foram aprox. 2 ou 3h para resolver 100% a situação. Não é fácil. Mas podemos dizer com toda tranquilidade que entendemos bem do assunto. Temos muita experiência e, sim, sempre faremos o melhor para resolver os imprevistos, “o possível e o impossível” praticamente. Até hoje sempre resolvemos todos imprevistos desse tipo sem que nossos viajantes fossem prejudicados. (3) Butão é notoriamente ainda mais delicado com relação às reservas. Com frequência precisamos mudar os hotéis com poucas semanas antes das viagens, dentro dos hotéis que usamos em cada vale. Por prevenirmos e acompanharmos nossas reservas de perto, com bastante cuidado, nunca tivemos problemas que não contornamos. Assim, repetimos, nossos viajantes nunca tiveram qualquer problema, sempre tiveram os hotéis que gostamos de usar e oferecer a vocês em cada vale, cidade, vilarejo da sua viagem!

 

Melhor forma de trabalharmos com esse fato é: estarmos todos cientes. É uma questão de responsabilidade e, justamente, profissionalismo por parte de quem tem ampla experiência e conhece muito bem o funcionamento dos prestadores de serviços locais nesses países.