
15 maio Sabedoria
Sabedoria traduz dois termos do sânscrito e tibetano:
- (Skt. Prajñ? ; Tib. S , sherab ; Wyl. Shes rab ), a sexta das seis paramitas, definido como o discernimento preciso de todas as coisas e eventos.
- (Skt. Jñana ; Tib. , yeshe ; Wyl. Ye shes ), que às vezes é traduzido como sabedoria primordial. Uma das duas acumulações.
Prajña / Sherab
Etimologia
Ringu Tulku Rinpoche diz:
- “Sherab consiste na sílaba shé , que significa ‘conhecer’ e ‘ rab ‘ que significa ‘excelente’ ou ‘melhor’. Portanto, é o melhor conhecimento, a melhor forma de conhecer. É saber corretamente, clara e completamente.”
Definição
Patrul Rinpoche diz:
- “A sabedoria é identificada como o reconhecimento durante a sessão de meditação formal de que todos os fenômenos estão vazios, e o conhecimento durante a fase pós-meditação de que todos os fenômenos são irreais, como uma ilusão mágica ou um sonho.”
Subdivisões
Chökyi Drakpa diz:
- “Através da sabedoria que vem do ouvir, você é capaz de reconhecer as emoções perturbadoras. Então, através da sabedoria que vem da reflexão, você é capaz de superar as emoções perturbadoras temporariamente. E finalmente, através da sabedoria que vem através da meditação, você conquista completamente o inimigo das emoções negativas e obtem a confiança de conhecer a realidade inexprimível e inconcebível com a sabedoria da consciência discriminativa “.
Jñana / Yeshe
Ringu Tulku Rinpoche diz:
- “Na palavra , yeshe , ?, yé é a abreviação de ? ?, yé né , que significa ‘desde o começo’ ou ‘primordialmente’. Algumas pessoas traduzem como ‘pristinaa’ ou ‘pura’.”, o que significa que é intocado e não manchado, e tem estado lá o tempo todo. É como sempre foi. Então yeshe é descoberto com sherab. Yeshe é entendido por sherab, ou abordado por sherab”.
A diferença entre Sherab e Yeshe
Ringu Tulku Rinpoche diz:
- “A diferença entre sherab e yeshe é muito sutil e leve. Mas acho que podemos dizer que sim, é o estado mais natural de nossa consciência ou consciência, que não é manchada, é incontroversa e completamente comum. Está lá o tempo todo, mas nós não o reconhecem, é o sherab que traz o reconhecimento, mas é claro que não são duas coisas separadas “.
Thinley Norbu escreve:
- “As palavras tibetanas sherab e yeshe aparecem repetidas vezes [nos ensinamentos] porque estão relacionadas com a iluminação. É importante dar uma explicação dessas palavras devido à tendência de materializá-las e separá-las, o que é incompatível com o significado de Dharma, que é fazer a não-contradição “.
Traduções Alternativas
Para Sherab / Prajna
- Sabedoria incisiva
- Apreciação apreciativa analítica
- Intuição
Para Jnana
- veja artigo de sabedoria primordial
Tradução simples: aqui