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24 abr Budeidade
O estado de Buda ( Wyl. Sangs rgyas kyi vai ‘phang ) também é chamado de “estado de iluminação ” ou simplesmente “iluminação”. É o objetivo final do caminho budista alcançado quando nos tornamos um buda .
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Buda
Buda (sânscrito, sânscrito , wyl sangs rgyas ), geralmente se refere ao Buda Sakyamuni , o príncipe indiano Gautama Siddhartha, que alcançou a iluminação no século VI aC e ensinou o caminho espiritual seguido por milhões de pessoas. por toda a Ásia, conhecido hoje como budismo . Buda, no entanto, também tem um significado muito mais profundo. Significa qualquer um que tenha despertado completamente da ignorância e aberto ao seu vasto potencial de sabedoria . Um buda é aquele que trouxe um fim ao sofrimento e à frustração e descobriu uma felicidade e paz duradouras e imortais.
Etimologia
O termo tibetano para Buda, ? ?, Sangyé , é explicado da seguinte forma:
- S, Sang significa ‘despertar’ do sono da ignorância e ‘purificar’ a escuridão de ambos os obscurecimentos emocionais e obscurecimentos cognitivos .
- Gyé significa “abrir”, como uma flor de lótus florescente, para tudo que é cognoscível e “desenvolver” a sabedoria da onisciência – o conhecimento da verdadeira natureza das coisas, assim como elas são, e o conhecimento de todas as coisas. em sua multiplicidade.
Os Setenta Versos em Tomar Refúgio dizem:
- Aquele que não dorme mais na ignorância,
- E em quem a sabedoria genuína é produzida,
- Acordou verdadeiramente como um Buda desperto,
- Assim como se acorda do sono normal.
Como se diz, “despertar” significa que acabar com o sono da ignorância é como acordar do sono. E:
- Suas mentes se abriram para tudo que é cognoscível,
- E eles superaram o selo apertado da ilusão,
- Então os despertos floresceram como flores de lótus.
Como se diz, elas são como pétalas de lótus ‘desabrochando’ no sentido de que, através de sua genuína sabedoria, elas superaram a tendência de ‘desligar’ por falta de conhecimento, e suas mentes estão abertas a tudo que pode ser conhecido.
Kayas e Sabedoria
Budas são falados em termos de kayas e sabedoria.
Três kayas
- dharmakaya ,
- sambhogakaya e
- nirmanakaya .
Os três “corpos” de um buda . Eles se relacionam não apenas com a verdade em nós, como três aspectos da verdadeira natureza da mente , mas com a verdade em tudo. Tudo o que percebemos ao nosso redor é nirmanakaya; sua natureza, luz ou energia é sambhogakaya; e sua verdade inerente, o dharmakaya.
Cinco Sabedoria
- sabedoria do dharmadhatu
- sabedoria espelhada
- sabedoria da igualdade
- sabedoria de discernimento
- sabedoria que tudo realiza
Sogyal Rinpoche escreve:
- Você também pode pensar na natureza da mente como um espelho, com cinco diferentes poderes ou “sabedorias”. Sua abertura e vastidão é a sabedoria do espaço abrangente [ou dharmadhatu], o útero da compaixão. Sua capacidade de refletir com detalhes precisos o que vem antes é a sabedoria espelhada . Sua falta fundamental de qualquer tendência para qualquer impressão é a sabedoria equalizadora [ou sabedoria da igualdade]. Sua capacidade de distinguir claramente, sem confundir de maneira alguma os vários fenômenos diferentes que surgem, é a sabedoria do discernimento . E seu potencial de ter tudo já realizado, aperfeiçoado e espontaneamente presente é a sabedoria que tudo realiza . [1]
Essas cinco sabedorias podem ser condensadas em duas :
- ‘a sabedoria que conhece a natureza de todos os fenômenos’ que compreende a sabedoria do dharmadhatu, a sabedoria espelhada e a sabedoria da igualdade; e
- “a sabedoria que conhece a multiplicidade de fenômenos”, que compreende a sabedoria discriminadora e que tudo realiza.
Todos eles podem ser condensados em uma única sabedoria: a sabedoria da onisciência .
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